Mato Grosso, Ter�a-Feira, 14 de Maio de 2024     
Novo Portal
Administração superior apresenta programa de orçamento descentralizado
Com a medida os campi da Unemat passam a determinar as prioridades de investimento
Administração superior apresenta programa de orçamento descentralizado
26/02/2004 15:56:01
por Coordenadoria de Comunicação Social

Uma das principais metas da atual administração superior da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) - a descentralização orçamentária – será implantada nos Câmpusda Instituição neste semestre. Para anunciar a medida, o reitor Taisir Karim e pró-reitores se reuniram está manhã no hotel Turbo, na cidade de Cáceres.

De acordo com Iraci Aguiar Medeiros, coordenadora de Planejamento e Orçamento, os Câmpusterão uma subconta e os recursos passam a ser administrados pelo campus de acordo com suas prioridades. “Essa medida vai dar mais agilidade às ações dos campi”, garante Iraci.

Helena Soares Cabette, coordenadora do campus de Nova Xavantina, concorda com Iraci e diz que descentralização no orçamento da Universidade significa um avanço no processo de autonomia universitária. “Agora teremos um controle maior dos gastos e poderemos aplicar com maior eficiência os recursos destinados ao campus”, avalia.

Ela vê na medida um caráter democrático e transparente de administração e observa que agora trata-se de uma questão de adaptação ao modelo participativo de gestão. “A consolidação de um modelo de Universidade deve ser sempre discutido, e essa iniciativa vai gerar debates internos. Isso bom e fortalece a Instituição”, garante Helena.

Cada campus terá um terminal ligado diretamente ao Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAF) da Secretaria de Administração do Estado. À tarde, os coordenadores de campus e chefes das divisões orçamentárias recebem um treinamento sobre o SIAF com uma técnica da SAD.

Durante a manhã, as equipes das pró-reitorias de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e Administração e Finanças apresentaram também o orçamento da Instituição de R$ 55 milhões e seu planejamento para 2004.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24726 | Impressões: 140315
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada